quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Química Nova na Escola

Revista Química Nova na Escola
A Revista Química Nova na Escola (QNEsc), com uma periodicidade trimestral, propõe-se a subsidiar o trabalho, a formação e a atualização da comunidade do Ensino de Química brasileiro. QNEsc integra-se à linha editorial da Sociedade Brasileira de Química, que publica também a revista Química Nova e o Journal of the Brazillian Chemical Society. Química Nova na Escola é um espaço aberto ao educador, suscitando debates e reflexões sobre o ensino e a aprendizagem de química. Assim, contribui para a tarefa fundamental de formar verdadeiros cidadãos. Nesse sentido, a Divisão de Ensino disponibiliza neste portal, na íntegra, e de forma totalmente gratuita, todos os artigos publicados no formato PDF. Estão disponíveis também os Cadernos Temáticos publicados desde 2001 pela Divisão de Ensino.

Em breve, estaremos também publicando informações sobre os vídeos de Química Nova na Escola.

Penicilina: Efeito do Acaso e Momento Histórico no Desenvolvimento Científico

O acaso e o momento histórico podem ser decisivos na descoberta e no desenvolvimento da ciência. Um exemplo relevante desse tipo de evento científico se refere à descoberta da penicilina, a qual aconteceu ao acaso e cuja necessidade de antibióticos durante a II Guerra Mundial levou governo e sociedade a se unirem para a produção em massa dessa substância..

Proposta de Formação de Professores de Química por meio de uma Licenciatura Parcelada: Possibilidade de Melhoria da Prática Pedagógica versus Formação Aligeirada

A presente pesquisa teve como objetivo discutir de que maneira a formação de professores de química em uma licenciatura parcelada, oferecida pela Universidade Estadual de Goiás, contribuiu para a melhoria da prática docente dos professores em serviço. A pesquisa se caracterizou como um estudo de caso e foram utilizados como instrumentos de coleta de dados a entrevista semi estruturada com uma professora egressa dessa licenciatura, foco do estudo; a observação das aulas dessa docente; e análise documental do projeto pedagógico do curso. A partir da análise realizada, observou-se que a formação, em termos de conhecimento de conteúdo e pedagógico de conteúdo, foi inadequada, pois não possibilitou à professora a construção de um conhecimento químico que lhe permitisse o preparo de suas aulas de forma coerente. Dessa maneira, compreende-se que a licenciatura parcelada, no caso investigado, parece não ter cumprido o papel de formar o professor, mas apenas diplomá-lo para atender a uma orientação legal.

Neste trabalho, é proposta uma experiência didática com o objetivo de avaliar e diferenciar, de forma simples e clara, duas propriedades intrínsecas da matéria que formam parte do vocabulário cotidiano, a viscosidade e a densidade. Para tanto, foram escolhidos três líquidos de uso doméstico, a saber: solução de sacarose, detergente biodegradável e óleo vegetal de soja. A análise dos resultados coloca em evidência a falta de uma relação de proporcionalidade entre essas propriedades

O presente trabalho busca explorar o universo dos odores como uma forma de oferecer aos professores de ciências uma nova maneira de contextualizar alguns temas da química, explorando, para isso, o sistema olfativo. Culturalmente, associamos o mau cheiro a situações que nos alertam perigo ou a fenômenos que exigem grande cautela. Geralmente essas sensações de estresse psicológico fazem com que o nosso cérebro memorize o odor que está associado a tais situações. Ao relembrar do odor, lembramo-nos do momento vivido e procuramos evitá-lo novamente. É exatamente esse processo de significância que o odor atribui a um momento de estresse ou perigo que o artigo explora que auxiliará na abordagem de conteúdos de ciências. Por meio do olfato, espera-se desenvolver melhor o campo dos modelos mentais pela sensação que o odor é capaz de provocar, desmistificando a ideia de que os experimentos visuais são o tipo que mais apresentam significância aos experimentos de ciências.

Este trabalho, realizado sobre a disciplina Projeto Final de Curso (PFC) no curso de Licenciatura em Química do Instituto de Química da UFRJ, traz elementos que nos possibilitam pensar e estabelecer relações entre os trabalhos elaborados no período de 1998 a 2008, a partir da identificação do departamento de origem do orientador, tanto do IQ quanto da FE, bem como a partir da análise das marcas dos currículos de formação durante o período de 1993 a 2005. Assim, 252 trabalhos foram distribuídos em 12 categorias, sendo que alguns não foram incluídos em nenhuma dessas categorias. Foi possível perceber que houve uma participação fixa de docentes orientadores, desde a criação do curso, que contribuíram para o processo de formação desses alunos como professores, apesar das modificações curriculares não terem contemplado discussões aprofundadas acerca da formação docente. Foi observada, também, uma relação entre as disciplinas dos departamentos que possuem um maior percentual de carga horária na matriz curricular, e que estão distribuídas ao longo do curso, e a maior participação desses docentes na orientação do PFC.

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