Bibliometrias

TRABALHOS BIBLIOMÉTRICOS

             A ciência produz conhecimentos e tem a necessidade e o compromisso de torná-los públicos, dando o retorno para a comunidade científica das atividades realizadas durante a pesquisa ao divulgar os resultados parciais ou finais. Publicar em revistas científicas é uma das alternativas existentes, podendo ser o único veículo utilizado ou precedendo a publicação de um livro. O periódico científico é um canal de comunicação confiável, de periodicidade seriada e de publicação mais dinâmica do que a de um livro.
          Todavia, com o grande número de títulos existentes, cada vez é mais difícil ao cientista decidir qual periódico será o disseminador desta informação. Além disso, há diversos fatores que podem interferir nesta decisão. Para ter certeza de que os dados serão divulgados de maneira eficiente, bem como o artigo será devidamente avaliado e validado pelos pares, o pesquisador precisa de uma referência, ou seja, informações acerca a qualidade do periódico.


         A bibliometria surgiu no início do século devido à necessidade de estudar e avaliar as atividades de produção e comunicação científica. Por bibliometria, entende-se como “técnica quantitativa e estatística de medição dos índices de produção e disseminação do conhecimento científico”


          Com o intuito de pesquisar sobre como um determinado tema tem sido representado na publicação de artigos acadêmicos, e portanto, na comunidade científica em geral, realiza-se uma análise bibliométrica acerca do deste. Pensando nisto foram realizados trabalhos a partir da análise do universo de artigos publicados no Pub Med que tratavam de compostos de Organosselenetos, com o objetivo de analisar como este assunto tem sido abordado ao longo do tempo e atualmente pela comunidade científica. A partir de dados coletados no próprio portal do PubMed foi possível fazer uma análise dos artigos que têm sido publicados acerca deste tema, chegando-se aos seguintes resultados:








         A partir da utilização do programa Hermetic Word Frequency counter foi possível ainda analisar os principais termos citados nestes artigos, permitindo assim uma análise dos subtemas mais abordados nestes artigos:



       Outra forma, mais visual, de se analisar os artigos publicados acerca de um determinado tema, é através da construção de Nuvens de Palavras utilizando-se o Wordle - Beautiful Word Clouds, pelo qual pode-se construir nuvens de palavras baseadas na frequência de características específicas destes artigos. Como por exemplo a nuvem abaixo, que ilustra quais os autores que mais publicaram trabalhos científicos que tratavam de Organoselenium compounds:




            

    Assim, podemos ver que a bibliometria, pode ser uma importante ferramenta para a avaliação de periódicos científicos. A bibliometria é indiscutivelmente uma ferramenta indispensável para o conhecimento de determinadas comunidades científicas, identifica comportamentos e também a qualidade das publicações.
        

      Para mais aprofundamento acessar: 

      Nenhum comentário:

      Postar um comentário