quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Folha de São Paulo

Folha de São Paulo


Curiosity analisa composição química de rocha marciana

O jipe-robô Curiosity tocou uma rocha marciana com seu braço mecânico pela primeira vez em 22 de setembro, procurando descobrir quais elementos químicos compõem a rocha, chamada "Jake Matijevic".

Todo mundo aprende na escola que átomos podem se ligar de dois modos: cedendo (e recebendo) ou compartilhando elétrons. Agora, um grupo de cientistas faz uma descoberta que obriga a uma revisão dos livros didáticos, ao demonstrar a existência de um terceiro método.

Parece não haver limites para a sutileza maquiavélica do parasita mais manipulador da Terra. Cientistas acabam de desvendar outro de seus truques: a alteração dos níveis de mensageiros químicos do cérebro no organismo dos hospedeiros.

O uso de aromas, presentes em desodorantes, cremes, xampus e perfumes, faz parte da história da humanidade. Mas a produção de cheiros de hoje só foi possível com a evolução da química.

Uma investigação internacional apontou fraude em 11 artigos científicos de um respeitado professor titular de química da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).

Veja a lista dos ganhadores nos últimos dez anos:


Nenhum comentário:

Postar um comentário